quarta-feira, 19 de maio de 2010

História : de Alquimia a Química .

Podemos dizer que a alquimia é a mãe da química. Ela envolvia aplicação de métodos de produção e transformação de elementos, porém sem as técnicas científicas de comprovação. Foi muito utilizada na antiguidade e Idade Média .A alquimia misturava procedimentos primitivos de medicina e química com elementos de astronomia e magia. O grande objetivo da alquimia era a descoberta da pedra filosofal, capaz de transformar qualquer substância em ouro. Os alquimistas também buscavam encontrar a fórmula do elixir da longa vida, remédio que teria a capacidade de curar todas as doenças e garantir a saúde do ser humano por longo tempo ou torná-los imortais.
Podemos citar o filósofo Demócrito como um grande exemplo de alquimista da antiguidade. Viveu no século IV AC, na Grécia, e fez grandes descobertas relacionadas à composição da matéria e dos átomos. Embora cercada de misticismo, a alquimia foi muito importante para o desenvolvimento das ciências, principalmente da química, pois favoreceu a descoberta de diversas substâncias e elementos. A alquimia medieval vacabou fundando, com os estudos sobre os metais, a base da química moderna. Diversas novas substâncias foram descobertas pelos alquimistas, como o arsênico.
Eles também deixaram como legado alguns procedimentos que usamos até hoje, como o famoso banho-maria, devido a alquimista Maria a Judia, considerada fundadora da Alquimia na Antiguidade; a ela atribui-se também a descoberta do ácido clorídrico. Ironia do destino, o desejo dos alquimistas de transmutar os metais tornou-se realidade nos nossos dias com a fisão e fusão nuclear.

2 comentários:

Danielle Maria disse...

Muito bem, continue se esforçando!

Danielle Maria disse...

Ótimo!!!